O Processo de Socialização (1º ANO)



Compreender a perspectiva sociológica acerca do ser humano é compreender também como o ser humano é socializado. Para que a sociedade funcione sem graves conflitos, o ser humano tem de ser socializado.
Socialização é o processo pelo qual a sociedade ou comunidade ou grupo social ensina a seus membros seus costumes e regras. A principal socialização se dá na primeira infância, por meio da família e da escola. É o que podemos chamar de socialização primária. Ela ocorre por meio dos outros significativos, que são todas as pessoas muito importantes em nossa vida e dos  quais dependemos, como nossos pais,
irmãos mais velhos e amigos íntimos. A socialização secundária se dá num âmbito maior, por meio de todas as interações que travamos durante a vida.Por meio da socialização adquirimos o “direito” de atuarmos no grupo social em questão. É por meio da socialização que vamos adquirindo o nosso Eu, isto é, nossa identidade.É interessante notarmos que a criança descobre quem ela é quando descobre o que a sociedade é , ou seja, a sociedade e o Eu são o verso e o reverso de uma mesma realidade. Na medida em que os outros significativos vão dizendo para as crianças como elas devem agir, o que devem pensar, o que é o certo e o que é errado, ela vai aprendendo a agir em sua sociedade porque vai descobrindo como é sua sociedade. Os outros significativos vão se tornando o que, em sociologia, denominamos de Outros Generalizados , isto é, a sociedade.
Por meio do processo de socialização as estruturas da sociedade tornam-se as estruturas de nossa mente.E as crianças vão, ao mesmo tempo, criando uma identidade, aprendendo a usar os símbolos(linguagem) e aprendendo os seus papéis sociais. Podemos afirmar que a “natureza” humana nãosurge no momento do nascimento. Os homens adquirem uma “natureza” ou uma identidade por meio de suas associações e podem perdê-la (ou ela declina) quando se encontram isolados. Ou seja, podemos perder nossa identidade se ela não for, conforme a idéia de reciprocidade, reforçada e atualizada pelos outros de nosso grupo social.O processo de socialização nunca é completo e perfeito. Se assim o fosse seríamos  robôs,verdadeiros autômatos. E ninguém é capaz de ser socializado em todos os aspectos de sua sociedade. Imaginem em nossa sociedade complexa, urbana e industrializada: para a socialização ser completa teríamos que aprender tudo, vivenciar tudo, participar de tudo. Impossível. Ao mesmotempo a socialização nunca termina. Estamos sempre sendo socializados. A cada vez queingressamos em um novo grupo social, nesse momento se inicia um novo processo de socialização onde aprendemos os códigos para bem atuarmos nesse grupo social.Obviamente, existem algumas determinações genéticas, uma psiquê humana e outros fatores de influência tratados por outras ciências. Mas, para o pensamento sociológico, o principal fator deformação da identidade e personalidade de um indivíduo é sua socialização.

Socialização é a assimilação de hábitos característicos do seu grupo social, todo o processo através do qual um indivíduo se torna membro funcional de uma comunidade, assimilando a cultura que lhe é própria. É um processo contínuo que nunca se dá por terminado, realizando-se através da comunicação, sendo inicialmente pela "imitação" para se tornar mais sociável. O processo de socialização inicia-se, contudo, após o nascimento, e através, primeiramente, da família ou outros agentes próximos, da escola, dos meios de comunicação de massas e dos grupos de referência que são compostos pelas nossas bandas favoritas, atores, atletas, super-heróis, etc. A Socialização é o processo através do qual o indivíduo se integra no grupo em que nasceu adquirindo os seus hábitos e valores característicos. É através da socialização que o indivíduo pode desenvolver a sua personalidade e ser admitido na sociedade.A socialização é, portanto, um processo fundamental não apenas para a integração do indivíduo na sua sociedade, mas também, para a continuidade dos sistemas sociais.
É o processo de integração do indivíduo numa sociedade, apropriando comportamentos e atitudes, modelando-os por valores, crenças, normas dessa mesma culturas em que o indivíduo se insere.

Tipos
§  Socialização primária - onde a criança aprende e interioriza a linguagem, as regras básicas da sociedade, a moral e os modelos comportamentais do grupo a que se pertence. A socialização primária tem um valor primordial para o indivíduo e deixa marcas muito profundas em toda a sua vida, já que é aí que se constrói o primeiro mundo do indivíduo.
§  Socialização secundária: todo e qualquer processo subsequente que introduz um indivíduo já socializado em novos sectores do mundo objectivo da sua sociedade (na escola, nos grupos de amigos, no trabalho, nas atividades dos países para os quais visita ou emigra, etc.), existindo uma aprendizagem das expectativas que a sociedade ou o grupo depositam no indivíduo relativamente ao seu desempenho, assim como dos novos papéis que ele assumirá nos vários grupos a que poderá pertencer e nas várias situações em que pode ser colocado.

 O processo de socialização, portanto é característico de cada cultura, subcultura, sociedade e família para cada indivíduo. Conhecer estes processos é de grande importância para os futuros administradores e líderes para saber lidar com os diferentes tipos de indivíduos dentro do ambiente de trabalho. Você não terá que saber como cada indivíduo foi socializado, mas terá de compreender que cada participante da organização ‘’funciona’’ de um jeito, e terá que saber lidar com estas diferenças culturais.
Bibliografia: Bernardes, Cyro; Marcondes Reynaldo C; Sociologia aplicada à administração; São Paulo, editora SARAIVA, 1999. 5° ed.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

AVALIAÇÃO DE SOCIOLOGIA - ENSINO MÉDIO (1º, 2º E 3º ANO)

Artesanato, Manufatura e Maquinofatura