O CONSUMO E O CONSUMISMO (2º ano)
O consumismo é uma compulsão que leva o indivíduo a comprar de
forma ilimitada e sem necessidade bens, mercadorias e/ou serviços. Ele se deixa
influenciar excessivamente pela mídia, o que é comum em um sistema dominado
pelas preocupações de ordem material, na qual os apelos do capitalismo calam
fundo na mente humana. Não é à toa que o universo contemporâneo no qual
habitamos é conhecido como “sociedade de consumo”. Depois da Revolução Industrial, que possibilitou o aumento da escala de produção
e incrementou o volume de mercadorias em circulação, o mundo se
modificou profundamente. Com a industrialização veio
o desenvolvimento econômico nos moldes do liberalismo e o consumismo
alienado, ou seja, é como se as mercadorias fossem entidades abstratas e
autônomas, independentes dos esforços humanos. Porque agora o homem não consome
mais, como outrora, os produtos que ele mesmo elabora. Ele se encontra apartado
dos frutos de seu próprio trabalho.
O consumista não age como o
consumidor, que compra as mercadorias e os serviços de que necessita para sua
existência, já aquele está sempre atravessando as fronteiras da necessidade e
tocando as margens do supérfluo. Ele atua muitas vezes movido por distúrbios
emocionais e psicológicos, ou por motivações sócio-econômicas, como uma espécie
de compensação pela frieza do convívio social, pela carência financeira, por
uma auto-estima deteriorada, e por tantas outras razões. O resultado dessa
atitude impulsiva é geralmente o endividamento crescente, então o indivíduo
assume uma sobrecarga de trabalho, na tentativa de eliminar as dívidas,
conseqüentemente é submetido a um regime de exploração no trabalho, novamente
se vê emocionalmente frágil e se torna propenso de novo ao consumismo feroz.
Como se percebe, cria-se um círculo vicioso, do qual somente com muito esforço
e um eficaz tratamento terapêutico o sujeito pode se libertar.
Além do mais, o acúmulo cada
vez maior de supérfluos leva nossa sociedade a uma deterioração dos hábitos e
dos valores, pois as pessoas se tornam gradualmente escravas do materialismo,
em detrimento do caráter espiritual da vida. As próprias relações sociais se
desvalorizam diante da valia crescente das mercadorias, na verdade até mesmo os
relacionamentos se submetem a critérios materiais. O consumismo pode provocar
também uma grave perturbação psíquica, a oneomania, que conduz o indivíduo a um
gasto compulsivo, mais comum entre as mulheres. A natureza também é prejudicada
pelo consumo ilimitado, porque
o incremento das mercadorias, não só da demanda, mas também da oferta, produz
no meio ambiente o aumento do volume do lixo.
Para que a pessoa busque um
tratamento, é preciso primeiro que ela se conscientize do processo que se
desenrola em sua psique, mas dar esse passo não é fácil, porque o consumismo é
uma atitude muitas vezes inconsciente. O sistema capitalista gerou em nossa
sociedade a ilusória concepção de que o consumo sem limites conduz ao bem-estar
e é sinônimo de civilização. Assim, hoje freqüentamos Shopping Centers,
verdadeiros templos do consumo, que se proliferam cada vez mais, e nos
envolvemos em rituais de compra e aquisição de serviços, transformando o
próprio corpo em mercadoria. Ao invés de nos entregarmos, como antes, a ritos
sagrados, mergulhamos cada vez mais na natureza profana do consumismo.
E como
participar deste cerimonial moderno é cada vez mais caro, as pessoas passam a
valorizar excessivamente os meios de aquisição, ou seja, tudo e todos são
medidos em termos do metal precioso, do poder e da posição social que ocupa,
pré-requisitos para se estar habilitado a um consumismo crescente. O símbolo da
felicidade humana na sociedade contemporânea é a possibilidade de poder
consumir sem freios, trocando em miúdos, a posse dos bens materiais. O que
torna difícil sair dessa ciranda viciosa é que o sistema realimenta
continuamente a sede de consumir, para ter à sua disposição um mercado sempre
disponível.
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