O papel da escola e da família no processo de socialização
A socialização é um processo que implica interacção social, entre o
individuo que está a ser socializado e a sociedade que o envolve. Este processo
tem inicio na primeira infância e prolonga-se ao longo da vida, denominando-se
de socialização primária a que ocorre na primeira infância e socialização
secundária a que ocorre a partir da fase da adolescência.
É através da socialização que o individuo se torna
um ser social, pensante, actuante, pois assimila a cultura, as normas, os
comportamentos e as condutas do grupo social em que está inserido, é através
deste mecanismo de construção e interiorização que a criança adquire
comportamentos considerados adequados e correctos à sociedade e ao que dela é
esperado, é também através do controlo social que são impostas regras de
conduta que devem reger os comporatmentos dos individuos de forma a harmonizar
os padrões de convivência social.
As crianças nas suas relações sociais com os demais descobrem que se torna
necessária a reciprocidade para agir conforme as regras, tendo em conta que as
regras são efectivas se as pessoas concordarem em aceitá-las.
A familia, a escola, os meios de comunicação social e outras
instituições sociais que compõem a sociedade são os respónsáveis, ou seja são
os agentes de socialização.
A famila e a escola são os grupos que têm maiores repercurssões neste
processo de socialização, a escola não só detém o papel de transmissão de
conhecimentos cientificos, denominada de socialização formal, como também cabe
a esta o desnvolvimento de capacidades cognitivas, afectivas, capacidade de
ralacionamento em sociedade, competências comunicativaas e participação na
formação da identidade individual de cada aluno, denominada de socialização informal.
A familia é a base afectiva do individuo, é a esta que se delega a
responsabilidade de satisfazer as necessidades básicas da criança logo à
nascença, para além disto a transmissão de cultura que envolve todas as
práticas e saberes acumulados de geração em geração dá-se também no seio desta
instituição.
A partir destas reflexões compreende-se a importância que a familia e a
escola têm como pilares para a formação da indentidade e personalidade do
individuo bem como transmissores dos principios éticos e morais que
permeeiam a sociedade.
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