SOCIOLOGIA – SIMULADO – 1º ANO – 1º SEMESTRE 2018


SOCIOLOGIA – SIMULADO – 1º ANO – 1º SEMESTRE 2018

101.O olhar de “estranhamento” é acompanhado. (Tornar o aluno consciente de que não há olhar natural, que todos os olhares são sempre construções).


a)                 ...pela desnaturalização do olhar, desenvolvendo uma atitude que evite considerar como “natural” o que ocorre a nossa volta.

b)      ...pela desnaturalização do olhar, proporcionando ainda mais uma atitude tímida dos indivíduos em relação aos fatos que ocorrem a sua volta.
c)       ...pelo preconceito existente em cada um de nós.

d)      ... de um olhar imediatista e superficial.

102. Senso comum são aquelas prenoções que: (O processo de desnaturalização ou estranhamento da realidade)

a) temos sobre o mundo, mas que não significam que sejam verdadeiras, pois são elaborações superficiais, imediatistas e acríticas sobre o mundo.

b) temos sobre o mundo, mas que são verdadeiras, pois são elaborações superficiais, imediatistas e acríticas sobre o mundo.

c) não temos sobre o mundo, mas que não significam que sejam verdadeiras, pois são elaborações superficiais, imediatistas e acríticas sobre o mundo.

d) negam as elaborações superficiais, imediatistas e acríticas sobre o mundo.

103. Erving Goffman nasceu no Canadá, em 1922. Foi um sociólogo reconhecido por estudos sobre as interações humanas e suas relações. Para entender como nos relacionamos com as outras pessoas no dia a dia, Goffman propôs que pensássemos as interações como: (reconhecer elementos do cotidiano a conceitos sociológicos)

a) se elas fossem somente determinadas pelas classes sociais que estamos localizados.
b) se elas determinassem nossas amizades, profissões etc.
c) se elas estivessem ocorrendo no espaço de um teatro imaginário.
d) se elas fossem resultado da construção social de nossa identidade.

104. O tema “O SER HUMANO COMO UM SER SOCIAL” estudado no segundo bimestre, que teve como referencia de estudos o autor Daniel Defoe e sua obra “Robinson Crusoé”, nos trouxe um entendimento fundamental de que: (Desenvolver a capacidade de interpretação de texto narrativo ou de filme)

a) o ser humano depende exclusivamente de sua parentela para viver em sociedade.
b) o ser humano depende totalmente e exclusivamente do lazer para se socializar.
c) a interdependência humana como elemento indispensável para a sua sobrevivência.
d) todas as alternativas estão corretas.

105. A SOCIOLOGIA é uma ciência que estuda: (Iniciar o aluno no contexto do surgimento da Sociologia e torná-lo apto a distinguir a Sociologia).

       a) as religiões espalhadas pelo planeta
       b) os fenômenos sociais, suas origens e consequências para a sociedade.
       c) A mente humana
       d) O corpo humano

106. Sobre a história de Robinson Crusoé, história utilizada para refletirmos sobre o homem como um ser social em um determinado momento Noland saiu em exploração pela beira da água. Quais eram seus objetivos? (Desenvolver a capacidade de interpretação de texto narrativo ou de filme)


a) Descobrir onde estava.
b) Reconhecer o território.
c) Perceber os limites geográficos do local.
d) Encontrar outros seres humanos.
e) Todas as alternativas anteriores.

107. Para entender como nos relacionamos com as outras pessoas no dia a dia, Goffman
propôs que pensássemos as interações como se elas estivessem ocorrendo no espaço de: (reconhecer elementos do cotidiano a conceitos sociológicos)


a)       Teatro imaginário
b)       Apresentação de bandas temáticas
c)        Novela
d)       Filme

108. Associe: (reconhecer elementos do cotidiano a conceitos sociológicos)

1. bastidores
2. plateia
3. palco
4. fachada

(  ) é onde os atores, ou seja, as pessoas que participam ativamente da representação, desenvolvem a interação. É composto de um “cenário”, que compreende a mobília, a decoração, a distribuição das pessoas e dos objetos no espaço e outros elementos que compõem o “pano de fundo” para o desenrolar da ação humana executada dentro dele.

(  ) é onde ficam os observadores, ou seja, as pessoas que observam a interação, mas não atuam diretamente. Ela é parte importante da representação, porque as ações sempre são influenciadas por quem está assistindo.

(  ) é a parte da frente do palco onde se desenvolve a representação. Goffman também utiliza esse termo para se referir ao tipo de comportamento (ou, em outras palavras, ao papel) que adotamos quando estamos diante de outras pessoas.

(  ) é a parte que fica detrás do palco e não pode ser vista pelo público que está na plateia. Justamente porque não pode ser vista, é o local ideal para que os comportamentos que precisam ser manipulados para uma plateia deixem de sê-lo. É nos bastidores que os atores podem ficar mais à vontade, sair do papel, relaxar, enfim, deixar de representar.
Sobre a construção das identidades responda:

109. Analise as afirmações e escolha a alternativa correta:
(Reconhecer que a construção da identidade social é processual e dinâmica)

((1)) A identidade social é caracterizada essencialmente pela forma como nós próprios nos vemos, ou seja é um sentido do “eu”, conjugada com a forma como os outros nos vêem.

((2)) Quando nos auto-caracterizamos estamos ancorados num determinado modelo com o qual nos identificamos, quer isto dizer que a identidade social requer um certo grau de escolha, ao mesmo tempo que exige um nível de consciencialização.

Estão corretas as afirmações:
a)       Somente 1
b)       Somente 2
c)        Ambas estão corretas
d)       Ambas estão erradas pois a identidade não é construída a partir de modelos.

110. Estudos da década de 60 e 70 revelavam que a identidade estaria ligada a estruturas tradicionais de classe, não era algo de individual, mas sim coletivo, intimamente ligada ao facto de um indivíduo pertencer a uma determinada classe social e em que todos os indivíduos pertencentes a essa classe teriam a mesma identidade, esta era imutável, circunscrita e permanecia no tempo com alguma solidez, tornando o assim o indivíduo dependente da estrutura social e não das suas próprias escolhas. (Reconhecer que a construção da identidade social é processual e dinâmica)


a)       O texto é verdadeiro pois nas décadas de 60 e 70 as identidades eram coletivas e ligadas à classe que os indivíduos pertenciam
b)       O texto é falso pois os indivíduos que pertenciam a mesma classe naquela época não desenvolviam identidades parecidas. 
c)        O texto é verdadeiro pois os indivíduos não pertenciam a mesma classe naquele período.
d)       Todas as alternativas estão corretas.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artesanato, Manufatura e Maquinofatura

AVALIAÇÃO DE SOCIOLOGIA - ENSINO MÉDIO (1º, 2º E 3º ANO)