SOCIOLOGIA – SIMULADO – 1º ANO – 1º SEMESTRE 2018
SOCIOLOGIA –
SIMULADO – 1º ANO – 1º SEMESTRE 2018
101.O olhar de
“estranhamento” é acompanhado. (Tornar o aluno consciente de que não há
olhar natural, que todos os olhares são sempre construções).
a)
...pela desnaturalização do olhar, desenvolvendo uma atitude que evite
considerar como “natural” o que ocorre a nossa volta.
b) ...pela
desnaturalização do olhar, proporcionando ainda mais uma atitude tímida dos
indivíduos em relação aos fatos que ocorrem a sua volta.
c) ...pelo
preconceito existente em cada um de nós.
d) ... de um olhar
imediatista e superficial.
102. Senso comum são aquelas
prenoções que: (O processo de desnaturalização ou
estranhamento da realidade)
a) temos sobre o mundo, mas que não significam que sejam
verdadeiras, pois são elaborações superficiais, imediatistas e acríticas sobre
o mundo.
b) temos sobre o mundo, mas que são verdadeiras, pois são
elaborações superficiais, imediatistas e acríticas sobre o mundo.
c) não temos sobre o mundo, mas que não significam que sejam
verdadeiras, pois são elaborações superficiais, imediatistas e acríticas sobre
o mundo.
d) negam as elaborações superficiais, imediatistas e
acríticas sobre o mundo.
103.
Erving Goffman nasceu no Canadá, em 1922. Foi um sociólogo reconhecido por estudos
sobre as interações humanas e suas relações. Para entender como nos
relacionamos com as outras pessoas no dia a dia, Goffman propôs que pensássemos
as interações como: (reconhecer elementos do cotidiano a conceitos
sociológicos)
a) se elas fossem somente determinadas pelas classes sociais
que estamos localizados.
b) se elas determinassem nossas amizades, profissões etc.
c) se elas estivessem ocorrendo no espaço de um teatro
imaginário.
d) se elas fossem resultado da construção social de nossa
identidade.
104.
O tema “O SER HUMANO COMO UM SER SOCIAL” estudado no segundo bimestre, que teve
como referencia de estudos o autor Daniel Defoe e sua obra “Robinson Crusoé”,
nos trouxe um entendimento fundamental de que: (Desenvolver a
capacidade de interpretação de texto narrativo ou de filme)
a) o ser humano depende exclusivamente de sua parentela para
viver em sociedade.
b) o ser humano depende totalmente e exclusivamente do lazer
para se socializar.
c) a interdependência humana como elemento indispensável para
a sua sobrevivência.
d) todas as alternativas estão corretas.
105. A SOCIOLOGIA é
uma ciência que estuda: (Iniciar o aluno no contexto do surgimento
da Sociologia e torná-lo apto a distinguir a Sociologia).
a)
as religiões espalhadas pelo planeta
b)
os fenômenos sociais, suas origens e consequências para a sociedade.
c)
A mente humana
d)
O corpo humano
106.
Sobre a história de Robinson Crusoé, história utilizada para refletirmos sobre
o homem como um ser social em um determinado momento Noland saiu em exploração
pela beira da água. Quais eram seus objetivos? (Desenvolver a
capacidade de interpretação de texto narrativo ou de filme)
a) Descobrir onde estava.
b) Reconhecer o território.
c) Perceber os limites geográficos
do local.
d) Encontrar outros seres humanos.
e) Todas as
alternativas anteriores.
107. Para entender como nos
relacionamos com as outras pessoas no dia a dia, Goffman
propôs
que pensássemos as interações como se elas estivessem ocorrendo no espaço de:
(reconhecer elementos do cotidiano a conceitos sociológicos)
a)
Teatro imaginário
b)
Apresentação de bandas temáticas
c)
Novela
d)
Filme
108. Associe: (reconhecer
elementos do cotidiano a conceitos sociológicos)
1.
bastidores
2.
plateia
3.
palco
4.
fachada
( ) é onde os atores, ou seja, as pessoas que
participam ativamente da representação, desenvolvem a interação. É composto de
um “cenário”, que compreende a mobília, a decoração, a distribuição das pessoas
e dos objetos no espaço e outros elementos que compõem o “pano de fundo” para o
desenrolar da ação humana executada dentro dele.
( ) é onde ficam os observadores, ou seja, as
pessoas que observam a interação, mas não atuam diretamente. Ela é parte
importante da representação, porque as ações sempre são influenciadas por quem
está assistindo.
( ) é a parte da frente do palco onde se
desenvolve a representação. Goffman também utiliza esse termo para se referir
ao tipo de comportamento (ou, em outras palavras, ao papel) que adotamos quando
estamos diante de outras pessoas.
( ) é a parte que fica detrás do palco e não
pode ser vista pelo público que está na plateia. Justamente porque não pode ser
vista, é o local ideal para que os comportamentos que precisam ser manipulados
para uma plateia deixem de sê-lo. É nos bastidores que os atores podem ficar
mais à vontade, sair do papel, relaxar, enfim, deixar de representar.
Sobre
a construção das identidades responda:
109. Analise as afirmações e
escolha a alternativa correta:
(Reconhecer que a construção da
identidade social é processual e dinâmica)
((1))
A identidade social é caracterizada
essencialmente pela forma como nós próprios nos vemos, ou seja é um sentido do
“eu”, conjugada com a forma como os outros nos vêem.
((2)) Quando nos auto-caracterizamos estamos ancorados num determinado modelo
com o qual nos identificamos, quer isto dizer que a identidade social requer um certo grau de escolha, ao mesmo tempo
que exige um nível de consciencialização.
Estão corretas as afirmações:
a)
Somente 1
b)
Somente 2
c)
Ambas estão corretas
d)
Ambas estão erradas pois a identidade não é construída a
partir de modelos.
110. Estudos da década de 60 e 70 revelavam que a identidade estaria ligada a
estruturas tradicionais de classe, não era algo de individual, mas sim coletivo,
intimamente ligada ao facto de um indivíduo pertencer a uma determinada classe
social e em que todos os indivíduos pertencentes a essa classe teriam a mesma
identidade, esta era imutável, circunscrita e permanecia no tempo com alguma
solidez, tornando o assim o indivíduo dependente da estrutura social e não das
suas próprias escolhas. (Reconhecer que a construção da identidade
social é processual e dinâmica)
a)
O texto é verdadeiro pois nas décadas de 60
e 70 as identidades eram coletivas e ligadas à classe que os indivíduos
pertenciam
b)
O texto é falso pois os indivíduos que
pertenciam a mesma classe naquela época não desenvolviam identidades
parecidas.
c)
O texto é verdadeiro pois os indivíduos não
pertenciam a mesma classe naquele período.
d)
Todas as alternativas estão corretas.
Comentários
Postar um comentário