S O C I O L O G I A - SIMULADO 3º ANO 2018 1º SEM – PROFESSOR DENIS DOS SANTOS


Questão 1

Os chamados “novos movimentos sociais” se diferenciam daqueles denominados como “tradicionais ou clássicos”. Sobre esses movimentos, é correto afirmar:

(A) Os novos movimentos sociais surgiram no contexto europeu do período pós-guerra e se expandiram nas lutas operárias do capitalismo comercial norte-americano.
 
(B) Entre os movimentos sociais clássicos identifica-se o movimento feminista, que surgiu no início do século XIX, a partir da luta das mulheres pelo direito ao voto e à participação política parlamentar.
 
(C) Uma das características dos novos movimentos sociais é o fato de estes serem causados pelos paradoxos e contradições existentes no capitalismo comercial e industrial.
 
(D) Os novos movimentos sociais tornaram-se espaço de manifestação e reivindicação de vários segmentos e classes sociais, desde a segunda metade do século XX.
 
(E) Os participantes dos movimentos sociais tradicionais objetivavam a conquista do poder político por meio da luta armada, enquanto os novos movimentos sociais utilizam a paz armada como estratégia para essa conquista.

Questão 2

Atualmente, no sistema eleitoral brasileiro, o mandato político do poder legislativo eleito pelo voto majoritário é o de

(A) Vereador.
(B) Governador.
(C) Senador.
(D) Deputado Federal.
(E) Deputado Estadual.

Questão 3

Ancorado na formulação do general Golbery do Couto e Silva de uma abertura "lenta, gradual e restrita", o pro­cesso de redemocratização do Brasil teve como um de seus desdobramentos a anistia "ampla, geral e irrestrita". No entanto, passadas duas décadas, as feridas daquele período continuam abertas, seja pelo fato de dezenas de vítimas da repressão continuarem classificadas como "desaparecidas", seja pelos pedidos de indenização por parte daqueles que declaram ter sofrido os "excessos do regime militar".

Com base nos conhecimentos sobre o regime militar no Brasil e a transição política para a democracia, consi­dere as afirmativas a seguir.

I. No regime militar, vigorou o Estado de Direito, isto é, a preservação, pelos generais, da cidadania plena, como preceito inviolável a ser mantido a qualquer custo. 

II. O regime militar implicou para a economia brasileira uma acelerada industrialização e modernização do país, com a construção, inclusive, de usinas nucleares.

III. A principal resistência ao regime militar teve origem nas camadas de baixa renda, que forneceram os principais efetivos humanos da guerrilha urbana brasileira.

IV. A transição democrática produziu, de um lado, o movimento pela Constituinte e, de outro, o fim do bi­partidarismo, expresso pela Aliança Renovadora Nacional (ARENA) e pelo Movimento Democrático Brasi­leiro (MDB).

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e III são corretas.
c) Somente as afirmativas II e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

Questão 4

“Historicamente, a cidadania foi concedida a restritos grupos de elites – homens ricos de Atenas e barões ingleses do século XIII – e posteriormente estendida a uma grande porção dos residentes de um país.” (VIEIRA, Liszt. Os argonautas da cidadania. A sociedade civil na globalização. Rio de Janeiro: Record, 2001, pp. 34-35).

Assinale a(s) alternativa(s) correta(s) sobre o tema tratado pelo autor.

01) O estabelecimento dos deveres e dos direitos da cidadania moderna esteve intimamente vinculado ao processo de construção e de consolidação dos Estados nacionais.

02) A cidadania é um conceito que está associado estritamente à Idade Moderna, já que a democracia só passou a ser implementada a partir desse período.

04) Considerando o processo histórico dos últimos 200 anos, podemos afirmar que a incorporação de novos grupos ao estatuto da cidadania foi realizada não apenas por concessões, mas também pelas lutas sociais que reivindicaram novos direitos.

08) Nos diferentes períodos históricos, os direitos de cidadania constituíram-se, invariavelmente, como privilégio exclusivo das elites econômicas.

16) A Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovada pela Organização das Nações Unidas, representou um marco importante no processo de consolidação da cidadania no século XX.

Questão 5

De diferentes formas e portando objetivos variados, os movimentos sociais tiveram presença constante na história de muitas sociedades. A respeito desse tema, assinale o que for correto.

01) A repressão exercida pelo regime militar instaurado no Brasil em 1964 sobre a sociedade civil conseguiu bloquear a organização dos movimentos sociais. Durante toda a sua vigência até o período da transição para o regime democrático, o país não experimentou movimentos de resistência.

02) Como os movimentos sociais não visam à apropriação do Estado, a sua história, de forma geral, mostra que eles sempre tiveram impactos muito reduzidos no sistema político.

04) A análise desenvolvida por Karl Marx no século XIX sobre o capitalismo disseminou-se pela Europa e por outras partes do mundo, inspirando e influenciando fortemente o movimento operário do século XX.

08) Movimentos como o ecológico, o feminista e os étnicos passaram a ter uma presença marcante nas sociedades contemporâneas. Alguns dos seus intérpretes afirmam que eles contribuíram decisivamente para deixar visíveis novas dimensões das contradições e das opressões existentes nas relações sociais.

16) Os movimentos sociais expressam ações coletivas que, dependendo dos seus princípios norteadores e dos grupos que mobilizam, podem tanto visar a mudanças na sociedade como opor-se a elas.

Questão 6

Considerando a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), assinale o que for correto.

01) Os Direitos Humanos expressam o reconhecimento de que, independente do sexo, religião e etnia, todas as pessoas são portadoras de direitos.

02) No século XXI, a aprendizagem dos direitos humanos vem perdendo força, pois percebeu-se que os governos são os únicos responsáveis pela sua promoção e defesa.

04) A DUDH foi aprovada em 1948, quando o mundo tomou consciência das consequências nefastas da Segunda Guerra Mundial. Assim, o objetivo era garantir que tamanhas atrocidades não voltariam a ser cometidas.

08) Com o passar dos anos, a luta mundial pelos direitos civis e políticos foi superada, concentrando os esforços da DUDH na conquista de direitos sociais, como a educação ou a saúde.

16) A DUDH compreende os direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais como direitos universais e indivisíveis, ou seja, todos os direitos são iguais no seu valor e força.

Questão 7

Apenas 3,5% dos jovens têm acesso ao ensino superior. Diante da demanda social para ampliar os índices de acesso ao ensino superior o Estado poderia

I. expandir as vagas no setor público melhorando a infraestrutura, o número de bolsas para estudantes sem recursos suficientes e/ou que tenham mérito acadêmico.

II. expandir as vagas no setor privado dando auxílio público para pessoas comprovadamente pobres, fortalecendo o mercado da educação.

III. garantir as vagas em instituições estatais para a permanência de todos os estudantes, coibindo e, às vezes proibindo, o desenvolvimento de mercados livres na área da educação.

Assinale a alternativa que contém os tipos de Estado que proporiam as soluções I, II e III, respectivamente:

a) Estado socialista; Estado absolutista, Estado liberal.
b) Estado absolutista; Estado do bem-estar social; Estado liberal.
c) Estado liberal; Estado socialista; Estado do bem-estar social.
d) Estado socialista; Estado do bem-estar social; Estado liberal.
e) Estado do bem-estar social; Estado liberal; Estado socialista.

Questão 8

Tomando por base os conceitos essenciais da Sociologia, caracterizamos a cidadania como

A) condição através da qual o indivíduo tem consciência de seus direitos, deveres e de que participa ativamente de todas as questões da sociedade.
B) a ação de contestação da democracia.
C) a rede de solidariedade entre os diversos membros de um grupo social específico.
D) a equivalência social da tirania política.
E) a aplicação do orçamento participativo nos governos teocráticos.

Questão 9

A afirmação segundo a qual o indivíduo tem consciência de seus direitos, deveres e de que participa ativamente de todas as questões da sociedade refere-se a:

a) tirania.
b) plutocracia.
c) cidadania.
d) bonapartismo.
e) monarquia.

Questão 10

A relação entre democracia e direitos humanos é visceral, pois trata-se de realidades intimamente correlacionadas. Sem democracia, os direitos humanos, notadamente os econômicos e sociais, nunca são adequadamente respeitados, porque a realização de tais direitos implica a redução substancial do poder da minoria rica que domina o País. Como ninguém pode desconhecer, sem erradicar a pobreza e a marginalização social, com a concomitante redução das desigualdades sociais e regionais, como manda a Constituição (art. 3º, III), é impossível fazer funcionar regularmente o regime democrático, pois a maioria pobre é continuamente esmagada pela minoria rica.

(COMPARATO, Fábio Konder. “A barreira da desigualdade”. In: Revista Carta Capital, ano XVI, nº 627, dez. 2010, p. 60.)

Com base no texto, é correto afirmar que o regime verdadeiramente democrático está estruturado a partir da:

a) omissão em relação aos direitos humanos.
b) valorização exclusiva dos direitos econômicos.
c) manutenção das desigualdades sociais.
d) reprodução do privilégio da minoria rica e dominante.
e) erradicação da pobreza e marginalização social.

Questão 11

Considerando que a Declaração Universal dos Direitos Humanos completou 60 anos em 2008 e utilizando seus conhecimentos sobre o tema “cidadania: direitos sociais, civis e políticos”, assinale o que for correto.

01) Os artigos que integram a Declaração Universal dos Direitos Humanos expressam a vontade de assegurar os valores de justiça, solidariedade, igualdade e tolerância a todos os povos.

02) A existência de regimes democráticos é, em si, uma garantia de que a cidadania pode ser amplamente exercida e os direitos humanos assegurados aos diferentes grupos sociais.

04) Há uma relação direta entre grau de instrução e garantia de direitos sociais, civis e políticos; por isso, a luta por educação pública, gratuita e de qualidade é uma bandeira permanente para diversos movimentos sociais.

08) Em países nos quais uma pequena parcela da população concentra a riqueza nacional, a grande maioria não tem acesso a bens de cidadania como saúde, educação e habitação.

16) No Brasil, durante o regime militar, a luta pela afirmação dos direitos civis e políticos foi duramente reprimida por um Estado que, mesmo autoritário, criou instituições que asseguraram, por exemplo, o direito social à aposentadoria.

Questão 12

Em maio deste ano, a divulgação do vídeo de uma moça desacordada, vítima de um estupro coletivo, provocou grande indignação na população. Num primeiro momento, prevaleceu a revolta diante da barbárie e a percepção de que o machismo, base da chamada “cultura do estupro”, persiste na sociedade. Passado o primeiro momento, as opiniões divergentes começaram a surgir. Entre os que não veem o machismo como propulsor de crimes desse tipo estão aqueles (e aquelas!) que consideraram os autores do ato uns “monstros”, o que faz do episódio um caso isolado, perpetrado por pessoas más. Houve quem analisasse o fato do ponto de vista da psicologia, sugerindo que, num estupro coletivo, o que importa é o grupo, não a mulher (como ocorre nos trotes contra calouros e na agressão entre torcidas de futebol). Mais uma vez, temos uma reflexão que se propõe explicar os fatos à luz do indivíduo e seu psiquismo. Outros deslocam o problema para as classes sociais menos favorecidas. São os que costumam ficar horrorizados com a existência de favelas, ambientes onde meninas dançam com pouca roupa ao som das letras machistas do funk.
NICOLETI, Thaís. Discursos em torno da “cultura do estupro”. Disponível em: <www.uol.com.br>. 9 jun. 2016. Adaptado.

Considerando o conjunto dos argumentos mobilizados no texto para explicar a violência contra a mulher na sociedade atual, é correto afirmar que

a) a “cultura do estupro” é um conceito educacional relacionado sobretudo com o baixo nível de escolarização da população.
b) as origens e responsabilidades por tais acontecimentos devem ser atribuídas tanto aos agentes quanto às vítimas da agressão.
c) a “cultura do estupro” é um conceito científico, relacionado com desvios comportamentais de natureza psiquiátrica.
d) os episódios de barbárie social são provocados exclusivamente pelas desigualdades materiais geradas pelo capitalismo.
e) a abordagem opõe um enfoque antropológico, baseado em questões de gênero, a argumentos de natureza moral, psicológica e social. 

Questão 13

Leia o texto a seguir:

Ser cidadão é ter a garantia de todos os direitos civis, políticos e sociais que asseguram a possibilidade de uma vida plena. Esses direitos não foram conferidos, mas exigidos, integrados e assumidos pelas leis, pelas autoridades e pela população em geral. A cidadania também não é dada, mas construída em um processo de organização, participação e intervenção social de indivíduos ou de grupos sociais.
TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2010. p. 139.

Ele enumera os principais direitos que compõem a cidadania e como essa se forma. Sobre o assunto contido no texto, assinale a alternativa
incorreta.

a) A participação da população em movimentos sociais é um aspecto importante para o surgimento da cidadania.
b) O direito à educação básica e à saúde são exemplos de direito social, pois permitem ao cidadão ter acesso aos aspectos essenciais de convivência social.
c) Os direitos citados no texto têm como base o princípio da igualdade entre os membros de um grupo, mas não podem ser considerados universais, pois cada sociedade os interpreta de modo diferente.
d) Os direitos políticos se referem ao acesso do cidadão à representação política, escolhida pelo grupo mais privilegiado da sociedade.
e) A constituição é um conjunto de leis e normas que devem ser seguidas pela população com o objetivo de organizar a sociedade. Esse tipo de cidadania é denominado de formal.



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