Avaliação 2º e 3º ano - Sociologia - 3º Bim.

E.E. PROF. PAULO CHAVES
AVALIAÇÃO DE SOCIOLOGIA – 2º ANO – 3º BIM
PROFESSOR: DENIS DOS SANTOS

Com base nas explicações do professor durante as aulas e após leitura e análise dos textos abaixo, responda as questões nº 1 e 2:

Texto 1
O conceito é ambíguo e disputado, indicando diferentes atividades em diferentes sociedades e contextos históricos. Em seu sentido mais amplo, trabalho é o esforço humano dotado de um propósito e envolve a transformação da natureza através do dispêndio de capacidades mentais e físicas. Tal interpretação, contudo, conflita com o significado e a experiência mais limitados do trabalho nas atuais sociedades capitalistas. Para milhões de pessoas trabalho é sinônimo de emprego remunerado, e muitas atividades que se qualificariam como trabalho na definição mais ampla são descritas e vivenciadas como ocupações em horas de lazer, como algo que não significa verdadeiramente trabalho.
OUTHWAITE, William; BOTTOMORE, Tom. Dicionário do pensamento social do século XX.
Rio de Janeiro: Zahar, 1996. p. 773.

Texto 2
Uma aranha executa operações que se assemelham às de um tecelão, e a abelha, na construção de suas colmeias, deixa envergonhado mais de um arquiteto. Mas o que distingue o pior arquiteto da melhor das abelhas é isso: o arquiteto projeta sua obra antes de construí-la na realidade. No final de todo processo de trabalho, temos um resultado que já existia na imaginação do trabalhador desde o seu começo.
MARX, Karl. Capital – A Critique of Political Economy. The labour-process and the process of producing surplus-value. Vol. 1, Part III, Section 1, cap. VII. Tradução Heloísa Helena Teixeira de Souza Martins. Disponível em: <http://www. Marxists. org/archive/marx/works/1867-c1/index.htm>. Acesso em: 3 dez. 2013.


  
1.      Quais são as diferenças essenciais que distinguem o trabalho humano do trabalho de outros animais?

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2.      Diferencie trabalho de emprego.

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3.      O trabalho livre sucedeu historicamente a outras formas de trabalho, como a escravidão e a servidão. Na Grécia Antiga, o trabalho era uma atividade exercida pelos escravos. Na Idade Média, as pessoas trabalhavam nos campos, ligadas a um senhor feudal, ou moravam nos burgos e eram artesãos. Em todos esses momentos da história, as pessoas executavam algum trabalho, mas não tinham emprego. O emprego só se disseminou com o capitalismo, quando o trabalhador passou a vender a sua força de trabalho (física ou mental) em troca de um salário. Ao conseguir o emprego, o trabalhador assina um contrato de trabalho que especifica suas funções. Ao contrário do que ocorria na Antiguidade, em que os escravos eram uma propriedade, e na Idade Média, em que os trabalhadores eram servos presos à terra do senhor feudal, no capitalismo os trabalhadores são “livres” para procurar outras condições de trabalho em um novo emprego.

Descreva as principais características do trabalho conforme abaixo:

a)      Na Grécia Antiga:
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b)      Na idade Média:
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c)      No Capitalismo:
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4.      Nesta fase, todas as etapas de produção são realizadas na maioria das vezes por uma única pessoa. Até poderia ter auxiliares, mas ele conhecia todas as etapas para a confecção do produto, era dono das ferramentas e tinha acesso ás matérias primas necessárias, ou seja, ele detinha os meios necessários e o conhecimento em relação a todas as etapas de produção. Além disso, antes das transformações introduzidas pela Revolução Industrial, ele decidia quantas horas trabalharia por dia, isto é, era ele quem controlava o tempo e a intensidade do trabalho. Contudo, essa situação se alteraria no decurso da Revolução Industrial, onde as capitalistas e industriais fariam uso de um sistema de produção que já estava sendo utilizado e que é característico da transição do feudalismo para o capitalismo: a manufatura.

  O texto se refere a fase:
a)      Fase artesanal do trabalho
b)      Fase manufatureira do trabalho
c)      Fase industrial do trabalho
d)      Fase do trabalho no feudalismo.


 5.    O capitalista reúne um numeroso contingente de trabalhadores em um espaço comum, uma oficina. Apesar de o trabalho ser essencialmente manual, cada um dos artesãos realizava uma etapa da produção da mercadoria: a divisão técnica do trabalho. O artesão já não era responsável pelo produto do seu trabalho, ao contrário, recebia um determinado salário pelo seu tempo de dedicação ou por sua produtividade. Esta fase tinha como objetivo a potencialização dos lucros, mas, ao mesmo tempo, o controle rígido dos trabalhadores. Este modelo será propício ao capitalismo industrial que vai se desenvolver especialmente na Inglaterra a partir da década de 1780. A partir desta fase, com a introdução das máquinas e a objetividade suprema do lucro, o capitalista fomentará a fábrica.

O texto se refere a fase:
a)      Fase artesanal do trabalho
b)      Fase manufatureira do trabalho
c)      Fase industrial do trabalho
d)      Fase do trabalho no feudalismo.


E.E. PROFESSOR PAULO CHAVES
AVALIAÇÃO DE SOCIOLOGIA – 3º ANO - 3º BIM.
Prof. Denis dos Santos

1.    A palavra Estado, grafada com inicial maiúscula, é uma forma organizacional cujo significado é de natureza política. É uma organização...

a)      ...com poder soberano para governar um povo dentro de uma área territorial delimitada. 
b)      ...com poder soberano para dissolver o parlamento quando o chefe de Estado não possuir maioria no parlamento.

2.    O estado é uma sociedade de pessoas chamada _________, em determinado ___________, sob a autoridade de determinado_______________, a fim de alcançar determinado objetivo, o _______________.
Escolha uma das alternativas que preencha corretamente as lacunas acima:
a)      governo, bem comum, território, população.
b)      população, território, governo, bem comum.
c)      população, governo, território, bem comum.
d)      território, governo, população, bem comum.

3.    Todas as pessoas residentes dentro do território estatal ou todas as pessoas presentes no território do Estado, num determinado momento, inclusive estrangeiros são denominadas:
a)      Nação
b)      Povo
c)      População
d)      Brasilieros (as)

4.    Nas democracias atuais, se adquire um sentido político, uma vez que esta ligado a noção de cidadania. Esta ligado ao Estado por meio do status de nacionalidade.
a)      Nação
b)      Povo
c)      População
d)      Brasileiro (as)

5.    Os vereadores municipais, deputados estaduais, deputados federais e senadores exercitam a função legislativa, investidos em seus mandatos. Prefeitos, governadores e presidente da República, a exemplo de outros, exercem o poder de administrar, garantir a segurança do território, lançar impostos sobre a população, realizar obras que beneficiem tal população em matéria viária, educacional, sanitária ou cultural, ou ainda executam atividades de fiscalização e controle (o chamado poder de polícia), exercitam o poder (e a função) executivo. Por fim, juízes, desembargadores e árbitros, entre outros, com o poder de julgar, de acordo com as leis vigentes, os conflitos na esfera pública ou privada, exercem o poder judiciário.

De acordo com o texto, é correto afirmar que:

I.                    Cabem aos vereadores municipais, deputados estaduais, deputados federais e senadores exercitarem a função legislativa, ou seja, propor, criar ou alterar leis.
II.                  Juízes, desembargadores e árbitros, entre outros, com o poder de julgar, de acordo com as leis vigentes exercem o poder executivo.
III.                Prefeitos, governadores e presidente da República, a exemplo de outros, exercem o poder de administrar, garantir a segurança do território, lançar impostos sobre a população, realizar obras que beneficiem tal população em matéria viária, educacional, sanitária ou cultural, ou ainda executam atividades de fiscalização e controle (o chamado poder de polícia), exercitam o poder (e a função) legislativa.

a)      Somente I esta correto
b)      Somente III esta correto
c)      Somente II esta correta
d)      Todas as afirmativas estão corretas



6.    Analise as palavras abaixo:

Nacionalidade, Soberania, Finalidade, Vitaliciedade, Hereditariedade, Irresponsabilidade.

Referem-se às características da Monarquia:
a)      Nacionalidade, Vitaliciedade e Irresponsabilidade.
b)      Nacionalidade, Soberania, Finalidade.
c)      Vitaliciedade, hereditariedade, Soberania.
d)      Vitaliciedade, Hereditariedade e Irresponsabilidade.

7.    A república, por sua vez, é a forma de governo que se opõe à monarquia, pois permite a possibilidade de participação do povo no governo. A palavra “república” origina-se do latim res publica, que significa “coisa pública”, ou tudo aquilo que se refere à comunidade dos cidadãos, no caso, os romanos. Nesse sentido, referia-se ao próprio Estado Romano. Hoje, entretanto, o termo é utilizado para fazer referência ao Estado Moderno. Fundamentada no ideal de democracia, a concepção moderna de república remonta ao século XVIII, quando teóricos iluministas, pensadores e lideranças políticas disseminaram as primeiras ideias contra a monarquia absolutista.

Assim, podemos afirmar que:

a)      A República é uma forma de governo que se aproxima da monarquia justamente porque não é possível a participação do povo no parlamento.
b)      A Republica é uma forma de governo que se opõe a Monarquia pois descentraliza o governo dos reis e permite a participação do povo através de seus representantes no parlamento.
c)      A Monarquia é uma forma de governo que se aproxima da República justamente porque não é possível a participação do povo no parlamento.
d)      A monarquia é uma forma de governo que tem como característica o plebiscito, referendo e a iniciativa popular.


8.    Distinção entre chefe de Estado e chefe de Governo: o chefe de Estado, representado pelo monarca ou presidente da República, não participa das decisões políticas. A ele cabe a função de representar o Estado e atuar nos momentos de crise, indicando um novo primeiro-ministro para aprovação do Parlamento. O chefe de Governo, que exerce o Poder Executivo e é a figura política mais importante, é indicado pelo chefe de Estado e precisa ser aprovado pelo Parlamento para se tornar primeiro-ministro;  
A característica acima se refere ao sistema de governo denominado:

a)      Presidencialismo
b)      Monarquia absolutista
c)      Parlamentarismo
d)      República Democrática








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