Avaliação 2º e 3º ano - Sociologia - 3º Bim.
AVALIAÇÃO
DE SOCIOLOGIA – 2º ANO – 3º BIM
PROFESSOR:
DENIS DOS SANTOS
Com
base nas explicações do professor durante as aulas e após leitura e análise dos
textos abaixo, responda as questões nº 1 e 2:
Texto 1
O
conceito é ambíguo e disputado, indicando diferentes atividades em diferentes
sociedades e contextos históricos. Em seu sentido mais amplo, trabalho é o
esforço humano dotado de um propósito e envolve a transformação da natureza
através do dispêndio de capacidades mentais e físicas. Tal interpretação,
contudo, conflita com o significado e a experiência mais limitados do trabalho
nas atuais sociedades capitalistas. Para milhões de pessoas trabalho é sinônimo
de emprego remunerado, e muitas atividades que se qualificariam como trabalho
na definição mais ampla são descritas e vivenciadas como ocupações em horas de
lazer, como algo que não significa verdadeiramente trabalho.
OUTHWAITE,
William; BOTTOMORE, Tom. Dicionário
do pensamento social do século XX.
Rio
de Janeiro: Zahar, 1996. p. 773.
Texto 2
Uma
aranha executa operações que se assemelham às de um tecelão, e a abelha, na
construção de suas colmeias, deixa envergonhado mais de um arquiteto. Mas o que
distingue o pior arquiteto da melhor das abelhas é isso: o arquiteto projeta
sua obra antes de construí-la na realidade. No final de todo processo de
trabalho, temos um resultado que já existia na imaginação do trabalhador desde
o seu começo.
MARX, Karl. Capital
– A Critique
of Political Economy. The labour-process and the process of producing
surplus-value. Vol. 1, Part III, Section 1, cap. VII.
Tradução Heloísa Helena Teixeira de Souza Martins. Disponível em:
<http://www. Marxists. org/archive/marx/works/1867-c1/index.htm>. Acesso
em: 3 dez. 2013.
1.
Quais são as diferenças essenciais que
distinguem o trabalho humano do trabalho de outros animais?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2.
Diferencie trabalho de emprego.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3.
O trabalho livre sucedeu
historicamente a outras formas de trabalho, como a escravidão e a servidão. Na
Grécia Antiga, o trabalho era uma atividade exercida pelos escravos. Na Idade
Média, as pessoas trabalhavam nos campos, ligadas a um senhor feudal, ou
moravam nos burgos e eram artesãos. Em todos esses momentos da história, as
pessoas executavam algum trabalho, mas não tinham emprego. O emprego só se
disseminou com o capitalismo, quando o trabalhador passou a vender a sua força
de trabalho (física ou mental) em troca de um salário. Ao conseguir o emprego,
o trabalhador assina um contrato de trabalho que especifica suas funções. Ao
contrário do que ocorria na Antiguidade, em que os escravos eram uma
propriedade, e na Idade Média, em que os trabalhadores eram servos presos à
terra do senhor feudal, no capitalismo os trabalhadores são “livres” para procurar
outras condições de trabalho em um novo emprego.
Descreva
as principais características do trabalho conforme abaixo:
a)
Na Grécia Antiga:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)
Na idade Média:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c)
No Capitalismo:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4.
Nesta fase, todas as
etapas de produção são realizadas na maioria das vezes por uma única pessoa.
Até poderia ter auxiliares, mas ele conhecia todas as etapas para a confecção
do produto, era dono das ferramentas e tinha acesso ás matérias primas
necessárias, ou seja, ele detinha os meios necessários e o conhecimento em
relação a todas as etapas de produção. Além disso, antes das transformações
introduzidas pela Revolução Industrial, ele decidia quantas horas trabalharia
por dia, isto é, era ele quem controlava o tempo e a intensidade do trabalho.
Contudo, essa situação se alteraria no decurso da Revolução Industrial, onde as
capitalistas e industriais fariam uso de um sistema de produção que já estava
sendo utilizado e que é característico da transição do feudalismo para o
capitalismo: a manufatura.
O
texto se refere a fase:
a)
Fase artesanal do
trabalho
b)
Fase manufatureira do
trabalho
c)
Fase industrial do
trabalho
d)
Fase do trabalho no
feudalismo.
5. O capitalista reúne um numeroso contingente de
trabalhadores em um espaço comum, uma oficina. Apesar de o trabalho ser
essencialmente manual, cada um dos artesãos realizava uma etapa da produção da
mercadoria: a divisão técnica do trabalho. O artesão já não era responsável
pelo produto do seu trabalho, ao contrário, recebia um determinado salário pelo
seu tempo de dedicação ou por sua produtividade. Esta fase tinha como objetivo
a potencialização dos lucros, mas, ao mesmo tempo, o controle rígido dos trabalhadores.
Este modelo será propício ao capitalismo industrial que vai se desenvolver
especialmente na Inglaterra a partir da década de 1780. A partir desta fase,
com a introdução das máquinas e a objetividade suprema do lucro, o capitalista
fomentará a fábrica.
O
texto se refere a fase:
a)
Fase artesanal do
trabalho
b)
Fase manufatureira do
trabalho
c)
Fase industrial do
trabalho
d)
Fase do trabalho no
feudalismo.
E.E. PROFESSOR PAULO CHAVES
AVALIAÇÃO DE SOCIOLOGIA – 3º ANO - 3º BIM.
Prof. Denis dos Santos
1. A palavra Estado, grafada com inicial maiúscula, é uma forma
organizacional cujo significado é de natureza política. É uma
organização...
a)
...com poder soberano para governar um povo dentro de uma
área territorial delimitada.
b)
...com poder soberano para dissolver o parlamento quando o
chefe de Estado não possuir maioria no parlamento.
2. O estado é uma sociedade de pessoas
chamada _________, em determinado ___________, sob a autoridade de
determinado_______________, a fim de alcançar determinado objetivo, o
_______________.
Escolha uma das alternativas que
preencha corretamente as lacunas acima:
a)
governo, bem comum, território, população.
b)
população, território, governo, bem comum.
c)
população, governo, território, bem comum.
d)
território, governo, população, bem comum.
3. Todas as pessoas residentes dentro do
território estatal ou todas as pessoas presentes no território do Estado, num
determinado momento, inclusive estrangeiros são denominadas:
a)
Nação
b)
Povo
c)
População
d)
Brasilieros (as)
4. Nas democracias atuais, se adquire um
sentido político, uma vez que esta ligado a noção de cidadania. Esta ligado ao
Estado por meio do status de nacionalidade.
a)
Nação
b)
Povo
c)
População
d)
Brasileiro (as)
5. Os vereadores municipais, deputados estaduais, deputados
federais e senadores exercitam a função legislativa, investidos em seus
mandatos. Prefeitos, governadores e presidente da República, a exemplo de
outros, exercem o poder de administrar, garantir a segurança do território,
lançar impostos sobre a população, realizar obras que beneficiem tal população
em matéria viária, educacional, sanitária ou cultural, ou ainda executam
atividades de fiscalização e controle (o chamado poder de polícia), exercitam o
poder (e a função) executivo. Por fim, juízes, desembargadores e árbitros,
entre outros, com o poder de julgar, de acordo com as leis vigentes, os
conflitos na esfera pública ou privada, exercem o poder judiciário.
De acordo com o texto, é correto afirmar que:
I.
Cabem
aos vereadores municipais, deputados estaduais, deputados federais e senadores
exercitarem a função legislativa, ou seja, propor, criar ou alterar leis.
II.
Juízes,
desembargadores e árbitros, entre outros, com o poder de julgar, de acordo com
as leis vigentes exercem o poder executivo.
III.
Prefeitos,
governadores e presidente da República, a exemplo de outros, exercem o poder de
administrar, garantir a segurança do território, lançar impostos sobre a
população, realizar obras que beneficiem tal população em matéria viária,
educacional, sanitária ou cultural, ou ainda executam atividades de
fiscalização e controle (o chamado poder de polícia), exercitam o poder (e a
função) legislativa.
a) Somente I esta correto
b) Somente III esta correto
c) Somente II esta correta
d) Todas as afirmativas estão corretas
6.
Analise as palavras abaixo:
Nacionalidade, Soberania, Finalidade, Vitaliciedade,
Hereditariedade,
Irresponsabilidade.
Referem-se às características da Monarquia:
a)
Nacionalidade, Vitaliciedade
e Irresponsabilidade.
b)
Nacionalidade,
Soberania,
Finalidade.
c)
Vitaliciedade, hereditariedade,
Soberania.
d)
Vitaliciedade, Hereditariedade
e Irresponsabilidade.
7.
A república, por sua vez, é a forma
de governo que se opõe à monarquia, pois permite a possibilidade de
participação do povo no governo. A palavra “república” origina-se do latim res
publica, que significa “coisa pública”, ou tudo aquilo que se refere à comunidade
dos cidadãos, no caso, os romanos. Nesse sentido, referia-se ao próprio Estado
Romano. Hoje, entretanto, o termo é utilizado para fazer referência ao Estado
Moderno. Fundamentada no ideal de democracia, a concepção moderna de república
remonta ao século XVIII, quando teóricos iluministas, pensadores e lideranças
políticas disseminaram as primeiras ideias contra a monarquia absolutista.
Assim,
podemos afirmar que:
a) A
República é uma forma de governo que se aproxima da monarquia justamente porque
não é possível a participação do povo no parlamento.
b) A
Republica é uma forma de governo que se opõe a Monarquia pois descentraliza o
governo dos reis e permite a participação do povo através de seus
representantes no parlamento.
c) A
Monarquia é uma forma de governo que se aproxima da República justamente porque
não é possível a participação do povo no parlamento.
d) A
monarquia é uma forma de governo que tem como característica o plebiscito,
referendo e a iniciativa popular.
8.
Distinção entre chefe de Estado e chefe de Governo: o chefe de Estado, representado pelo
monarca ou presidente da República, não participa das decisões políticas. A ele
cabe a função de representar o Estado e atuar nos momentos de crise, indicando um
novo primeiro-ministro para aprovação do Parlamento. O chefe de Governo, que exerce
o Poder Executivo e é a figura política mais importante, é indicado pelo chefe
de Estado e precisa ser aprovado pelo Parlamento para se tornar primeiro-ministro;
A característica acima se refere ao
sistema de governo denominado:
a)
Presidencialismo
b)
Monarquia absolutista
c)
Parlamentarismo
d)
República Democrática
e o gabarito
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