SENSO COMUM E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
SENSO COMUM E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Para sabermos o que é ciência, o
que é conhecimento científico, precisamos distingui-los do chamado senso comum.
Iniciamos com as perguntas abaixo:
· Como
duvidar que o sol seja menor do que a Terra se, todo dia, vemos um pequeno
círculo de cor vermelha percorrendo o céu?
· Como
duvidar que a terra seja imóvel se diariamente vemos o sol nascer, percorrer o
céu e se pôr?
· Cada
espécie de animal não surgiu tal como o conhecemos? Como imaginar um peixe
tornar-se réptil ou um pássaro? A Bíblia não nos ensina que Deus criou em um
único dia todos os animais?
Certezas como estas estão presentes
na nossa vida e expressam o que nós chamamos de "senso comum".
Porém a astronomia nos revela que o
sol é muitas vezes maior do que a Terra e que é a Terra que se move em torno
dele.
Já a biologia nos ensina que as
espécies de animais se formaram a partir de modificações de microorganismos
extremamente simples e isto ao longo de milhões de anos.
Você, com certeza, já deve ter
ouvido alguém dizer: "Dize-me com que andas que eu te direi quem és";
ou: "Mais vale um pássaro na mão do que dois voando".
Esses dois exemplos nos mostram
como o senso comum se manifesta através dos ditos populares, das crenças do
povo. É um verdadeiro receituário para o homem resolver os seus problemas da
vida diária.
É um saber não-sistematizado, mas
muito útil para guiar o homem na sua vida cotidiana. É obtido geralmente pelas
observações realizadas pelos sentidos.
SENSO COMUM: conhecimento adquirido por tradição, herdado dos
antepassados, ao qual acrescentamos os resultados da nossa experiência vivida
na coletividade a que pertencemos. É o conjunto de idéias que usamos para
interpretar a realidade, dotado de valores que atuam sobre o nosso modo de
pensar e agir. É o primeiro estágio de pensamento. O senso comum se encontra
misturado a crenças e preconceitos.
Características básicas:
· Saber
imediato. Nível mais elementar do conhecimento baseado em observações ingênuas
da realidade. Está frequentemente ligado a resolução de problemas práticos do
quotidiano.
· Saber
Subjetivo. Construído com base em experiências subjetivas.
· Saber
heterogêneo. Resulta de sucessivas acumulações de dados provenientes da
experiência, sem qualquer seletividade, coerência ou método. Trata-se de uma
forma de saber ligado ao processo de socialização dos indivíduos, sendo muito
evidente a influência das tradições e ideias feitas transmitidas de geração em
geração.
· É
formulado na linguagem vulgar frequentemente ambígua.
· Saber
não crítico. Conhecimento pouco generalizador.
Há, pois, uma grande diferença
entre nossas certezas cotidianas e o conhecimento científico. Diríamos que o
senso comum não se caracteriza pela investigação, pelo questionamento, ao
contrário da ciência. Fica no imediato das coisas, caracteriza-se pela
subjetividade. É ditado pelas circunstâncias. É subjetivo, isto é, permeado
pelas opiniões, emoções e valores de quem o produz: "Quem ama o feio,
bonito lhe parece" e "Nossa amiga que rouba é
cleptomaníaca; o trombadinha é ladrão e marginal!"
JÁ O CONHECIMENTO CIENTÍFICO:
· Desconfia
de nossas certezas, de nossa adesão imediata às coisas, da ausência de crítica.
· Onde
o senso comum vê muitas vezes fatos e acontecimentos, o conhecimento científico
vê problemas e obstáculos.
· Ele
busca leis gerais para os fenômenos Ex.: a queda dos corpos é
explicada pela lei da gravidade. Não acredita em milagres mas acredita na regularidade,
constância, freqüência dos fenômenos.
· É
generalizador, pois reúne individualidades sob as mesmas leis, sob as mesmas
medidas. Ex.: a química nos revela que a enorme variedade de corpos se reduz a
um número limitado de corpos simples que se combinam de modos variados.
· Aspira
à objetividade enquanto o senso comum se caracteriza pela subjetividade.
· Dispõe de uma linguagem rigorosa cujos
conceitos são definidos de modo a evitar qualquer ambiguidade.
· É
quantitativo: busca medidas, padrões, critérios de comparação e de avaliação
para coisas que parecem ser diferentes. Por isto, a matemática se constitui em
instrumento importante de várias ciências.
· Tem
método rigoroso para a observação, experimentação e verificação dos fatos.
· Diferentemente
do Senso Comum que muitas vezes é marcado pelo sentimento, o conhecimento
científico se pretende racional.
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