SENSO COMUM E CONHECIMENTO CIENTÍFICO


SENSO COMUM E CONHECIMENTO CIENTÍFICO

Para sabermos o que é ciência, o que é conhecimento científico, precisamos distingui-los do chamado senso comum. Iniciamos com as perguntas abaixo:
·         Como duvidar que o sol seja menor do que a Terra se, todo dia, vemos um pequeno círculo de cor vermelha percorrendo o céu?
·         Como duvidar que a terra seja imóvel se diariamente vemos o sol nascer, percorrer o céu e se pôr?
·         Cada espécie de animal não surgiu tal como o conhecemos? Como imaginar um peixe tornar-se réptil ou um pássaro? A Bíblia não nos ensina que Deus criou em um único dia todos os animais?
Certezas como estas estão presentes na nossa vida e expressam o que nós chamamos de "senso comum".
Porém a astronomia nos revela que o sol é muitas vezes maior do que a Terra e que é a Terra que se move em torno dele.
Já a biologia nos ensina que as espécies de animais se formaram a partir de modificações de microorganismos extremamente simples e isto ao longo de milhões de anos.
Você, com certeza, já deve ter ouvido alguém dizer: "Dize-me com que andas que eu te direi quem és"; ou: "Mais vale um pássaro na mão do que dois voando".
Esses dois exemplos nos mostram como o senso comum se manifesta através dos ditos populares, das crenças do povo. É um verdadeiro receituário para o homem resolver os seus problemas da vida diária.
É um saber não-sistematizado, mas muito útil para guiar o homem na sua vida cotidiana. É obtido geralmente pelas observações realizadas pelos sentidos.
SENSO COMUM: conhecimento adquirido por tradição, herdado dos antepassados, ao qual acrescentamos os resultados da nossa experiência vivida na coletividade a que pertencemos. É o conjunto de idéias que usamos para interpretar a realidade, dotado de valores que atuam sobre o nosso modo de pensar e agir. É o primeiro estágio de pensamento. O senso comum se encontra misturado a crenças e preconceitos.
Características básicas:
·         Saber imediato. Nível mais elementar do conhecimento baseado em observações ingênuas da realidade. Está frequentemente ligado a resolução de problemas práticos do quotidiano.
·         Saber Subjetivo. Construído com base em experiências subjetivas.
·         Saber heterogêneo. Resulta de sucessivas acumulações de dados provenientes da experiência, sem qualquer seletividade, coerência ou método. Trata-se de uma forma de saber ligado ao processo de socialização dos indivíduos, sendo muito evidente a influência das tradições e ideias feitas transmitidas de geração em geração.
·         É formulado na linguagem vulgar frequentemente ambígua.
·         Saber não crítico. Conhecimento pouco generalizador.
Há, pois, uma grande diferença entre nossas certezas cotidianas e o conhecimento científico. Diríamos que o senso comum não se caracteriza pela investigação, pelo questionamento, ao contrário da ciência. Fica no imediato das coisas, caracteriza-se pela subjetividade. É ditado pelas circunstâncias. É subjetivo, isto é, permeado pelas opiniões, emoções e valores de quem o produz: "Quem ama o feio, bonito lhe parece" e "Nossa amiga que rouba é cleptomaníaca; o trombadinha é ladrão e marginal!"


JÁ O CONHECIMENTO CIENTÍFICO:

·         Desconfia de nossas certezas, de nossa adesão imediata às coisas, da ausência de crítica.
·         Onde o senso comum vê muitas vezes fatos e acontecimentos, o conhecimento científico vê problemas e obstáculos.
·         Ele busca leis gerais para os fenômenos Ex.: a queda dos corpos é explicada pela lei da gravidade. Não acredita em milagres mas acredita na regularidade, constância, freqüência dos fenômenos.
·         É generalizador, pois reúne individualidades sob as mesmas leis, sob as mesmas medidas. Ex.: a química nos revela que a enorme variedade de corpos se reduz a um número limitado de corpos simples que se combinam de modos variados.
·         Aspira à objetividade enquanto o senso comum se caracteriza pela subjetividade.
·        Dispõe de uma linguagem rigorosa cujos conceitos são definidos de modo a evitar qualquer ambiguidade.
·         É quantitativo: busca medidas, padrões, critérios de comparação e de avaliação para coisas que parecem ser diferentes. Por isto, a matemática se constitui em instrumento importante de várias ciências.
·         Tem método rigoroso para a observação, experimentação e verificação dos fatos.
·         Diferentemente do Senso Comum que muitas vezes é marcado pelo sentimento, o conhecimento científico se pretende racional.


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