Não ao abandono da vida escolar.


Com o avanço tardio da vacinação contra o Covid-19 vislumbra-se que no mês de agosto, mês de retorno às aulas, os alunos possam voltar a frequentar as escolas de forma presencial na modalidade de revezamento de ao menos 50% de cada turma.

Temos um desafio pela frente. Ocorre que muitos alunos não realizaram as atividades na modalidade online, nas plataformas online disponibilizadas pelas secretarias de educação do ensino público. Muitos perderam o contato com a escola, com os professores e gestores. Trata-se do abandono da vida escolar. Entre os principais motivos estão o não acesso à internet e ausência de monitoramento e acompanhamento dos responsáveis.

As escolas estão se desdobrando para realizar a tal da busca ativa, que é uma ação de resgate daquele aluno que por algum motivo deixou de realizar e ou participar das atividades sugeridas neste período de pandemia. A busca ativa se trata da busca propriamente dita. O servidor da educação vai em busca, através de contato telefônico com os pais e ou ainda realiza a visita pessoal deste servidor no endereço de cadastro deste aluno.

Este resgate é de extrema importância, pois caso este aluno não retorne aos estudos os impactos deste abandono serão vistos em um curto espaço de tempo e fatalmente acarretará em prejuízos para todos, para o próprio aluno em sua trajetória de vida e construção de sua cidadania, para o município, que terá um número menor de pessoas qualificadas com o mínimo de estudos e anos em escola, para o estado e para a nação. Um prejuízo incomensurável. Estamos diante de uma outra tragédia. Além daquela que ceifa vidas pela negligencia com vacinas estamos também diante da tragédia do abandono da educação.

Tal responsabilidade é de todos nós. Pais, responsáveis, parentes, amigos, igrejas, poder público em geral. A retomada, e esperamos que assim e em breve ocorra o retorno para uma proximidade de uma nova normalidade deve obrigatoriamente vir acompanhada de um apelo para o não abandono da vida escolar. Assim como as vacinas salvam vidas a educação salva o futuro, salva a cidadania. Caso contrário teremos adiante uma legião de não cidadãos. O compromisso é de todos nós, ou todos nós pagaremos essa fatura. 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Artesanato, Manufatura e Maquinofatura

AVALIAÇÃO DE SOCIOLOGIA - ENSINO MÉDIO (1º, 2º E 3º ANO)